quinta-feira, 27 de setembro de 2007

How to be a boring teacher

If you follow this course you can guarantee the Optimum Level of Boredom (OLB) in your classroom.

Remarkable...
Conheço alguns assim...
http://www.etprofessional.com/articles/howtobea.pdf

"If you follow the few words of advice given in this short course on BTM you can guarantee the Optimum Level of Boredom (OLB) in your classroom. You are guaranteed to turn your students against you and against the school and against learning of every kind. You will soon be in a position to advise other teachers on how to be boring and you could even set up Boredom Support In Groups (BSIGs) where you can, together with other boring teachers, share boring experiences. I would welcome letters from boring teachers everywhere on their most memorable and successful attempts to bore the pants off their students."
Luke Prodromou

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Aula de Alemão - Rotkäppchen

Hoje a nossa aula foi com "Rotkäppchen". Versão original: lobo mau, avózinha, floresta, usw.
Aqui fica uma deixa alternativa...

European Day of Languages

Deniz, this one is especially for you!
From your German classmates…

Dia Europeu das Línguas


Europäischer Tag der Sprachen
European Day of Languages

Nestes dias de comemorações devia ser proibido dizer mal... desculpem, mas o blog é meu e se me apetecer dizer mal, digo!
Confirma-se (e já estava mais que confirmado)... são sempre as mesmas, as “suspeitas do costume!!!






sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Novo BLOG

Agora tenho estado mais pela nova vizinhança...
http://dizqueeumaespeciedeareaprojecto.blogspot.com/

See you around!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

20 Escolas, 40 salas: alunos tremem de frio e respiram mal

Muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e apresentam ar interior de má qualidade. Os edifícios estão degradados e não têm ventilação adequada. Estas são as principais conclusões de dois estudos em 40 salas de 20 escolas, realizados em Fevereiro e agora publicados nas revistas PRO TESTE e TESTE SAÚDE.
http://www.deco.proteste.pt/map/src/493571.htm

sábado, 15 de setembro de 2007

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Escolaridade obrigatória até ao 12º ano

Ministra da Educação anuncia que medida será implementada até 2009

O anúncio foi feito esta manhã, em Guimarães, pela Ministra da Educação, no arranque de um novo ano lectivo. Maria de Lurdes Rodrigues garante que a medida vai estar implementada, no máximo, dentro de 2 anos.
"Estamos a criar condições para que, dentro de dois anos, todos os jovens permaneçam na escola até aos 18 anos, prolongando o ensino obrigatório até ao 12º ano", afirmou a governante, em declarações aos jornalistas, em Guimarães, no final de uma sessão que assinalou a abertura do ano escolar.
O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos estava já previsto no programa de Governo.
Durante a cerimónia, a ministra disse que está a ser feita "uma revolução silenciosa nas escolas portuguesas", e que se traduz na introdução de mil cursos de cariz técnicoprofissional e no regresso de milhares de alunos ao sistema de ensino.
"Há em Portugal 500 mil jovens que não concluíram a escolaridade obrigatória ou que não terminaram o secundário", referiu a ministra, acentuando que a luta pela permanência dos jovens na escola e pela sua qualificação escolar e profissional é uma batalha decisiva para o país.
Maria de Lurdes Rodrigues lembrou que, além do programa de distribuição de computadores, o Governo ampliou a acção social no secundário e criou um programa de reequipamento das escolas, que lhes permitirá melhorar as estruturas existentes e lançar novas, como oficinas.
"Temos de inverter a actual situação. Tem de ser a escola a ir buscar jovens ao mercado de trabalho e não o contrário", afirmou, frisando que, no passado, a escola secundária preparava alunos para o ensino superior, mas que hoje tem também de lhes poder oferecer a possibilidade de aprenderem uma profissão.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Bem-hajam amigas!

Há dias e dias... já se sabe que nesta altura anda tudo atarefado, preocupado e até abespinhado. Reuniões, conselhos de turma, pedagógico, departamento, relação de alunos, turmas... horários! E sempre a angústia vem ao de cima, aquele momento derradeiro em que recebemos o papel para a mão e sabemos que é para o ano inteiro! Uns ficam satisfeitos, outros aliviados, outros torcem ligeiramente o nariz...
Este ano foi muuuuuuuuito angustiante!!! E mais não digo!
Nestes momentos críticos sabemos com quem podemos contar.
Então aqui vai, amigas:


CALARINHA UND ANGIE


domingo, 9 de setembro de 2007

Portugal - Polónia (Euro 2008)

Foi mau, muito mau... tão mau que vale a pena rever!

sábado, 8 de setembro de 2007

"A ministra vai acabar o mandato angustiada e só"


08.09.2007

Vasco Teixeira acusa Maria de Lurdes Rodrigues de ser o principal problema da Educação

"A ministra teve tudo para ter sucesso: o apoio do primeiro--ministro, a inteligência para verificar onde havia problemas, a coragem política para introduzir reformas. Mas fez tudo da pior maneira porque não tem confiança nas pessoas nem nas instituições. Faz tudo de uma forma centralizada, sozinha. Acho que vai acabar o mandato angustiada e só. A ver as medidas a não resultar. Tem uma visão demasiado desconfiada e centralizadora que faz com que transforme boas ideias em más políticas e más políticas em péssimas concretizações. (...)
Há muita gente - a maior parte dos editores, professores, pais e alunos - a querer colaborar na melhoria do sistema. A desconfiança e o centralismo impede-a de construir com as pessoas. Tem dois anos pela frente em que pode corrigir muita coisa se quiser. Se não quiser, eu ficarei a rezar para que o primeiro-ministro a substitua."

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Um dia em cheio!

9.30h - Reunião Geral de Docentes
11.00h - Reunião de Departamento
13.00 - 15.00h: Almoço convívio (organizado pelo órgão de gestão!)
15.00h - Reunião de Directores de Turma

Estou cansada de ser uma linguaruda maldizente, mas não posso ignorar...
Nas muitas horas que hoje passei na Escola vi coisas muito feias, muito feias mesmo... e não estou a falar da Betty, tadinha, que não tem culpa!


Novidades do ME

As novidades são tantas e tão boas que só de lermos estas medidas, o ensino melhora imediatamente!

Medidas de política educativa para o ano lectivo de 2007/2008
3 de Set de 2007 /// No início do ano lectivo, o Ministério da Educação (ME) apresenta as principais medidas para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas escolas.

domingo, 2 de setembro de 2007

Temos uma Campeã do Mundo!



Vanessa Fernandes
Campeã do Mundo de Triatlo
Hamburgo, 1 de Setembro 2007

sábado, 1 de setembro de 2007

Fim dos Concursos de Verão - Part III - Início do Ano Lectivo - Part I

Lá para o fim do dia de ontem saíram as listas de colocação e não colocação de professores. Há ainda tantos critérios e ordens por esclarecer...
Seja como for, um bom ano de trabalho!

Prontamente a DGRHE fez um resumo do concurso. Aqui vai:
http://www.dgrhe.min-edu.pt/CONCURSO2007/Candidatos2007/SinteseInfConcProf2007.pdf