quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Avaliação do desempenho

A Sr.ª Ministra e outros tantos ilustres devaneiam neste momento pela TV...
... já não tenho paciência para tanta demagogia...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Comunicado do Conselho de Ministros de 21 de Fevereiro de 2008

O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas:
1. Decreto-Lei que aprova o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário
Este Decreto-Lei vem, na sequência das propostas sobre gestão e administração escolar apresentadas pelo Primeiro-Ministro na Assembleia da República, aprovar o regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, tendo como objectivos (i) reforçar a participação das famílias e comunidades na direcção estratégica dos estabelecimentos de ensino; (ii) favorecer a constituição de lideranças mais eficazes; e (iii) reforçar a autonomia das escolas.
(...)

2. Decreto-Lei que, no uso da autorização legislativa, constante das alíneas a) a e) do n.º 1 do artigo 22.º da Lei do Orçamento do Estado, aprovado pela Lei n.º 67-A/2007, de 31 de Dezembro, desenvolve o quadro de transferência de competências para os municípios em matéria de educação, de acordo com o previsto no artigo 19.º da Lei n.º 159/99, de 14 de Setembro
Este Decreto-Lei, aprovado na generalidade, procede a uma efectiva descentralização de competências para os municípios na área da educação, resultando de um consenso negocial entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e que na sequência do processo desencadeado pelo Governo, em Dezembro de 2006, em que foi apresentada à ANMP uma proposta concreta de concretização de um processo de descentralização de competências.

http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Conselho_de_Ministros/Comunicados_e_Conferencias_de_Imprensa/20080221.htm

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Tribunal aceita acção para travar avaliação docente (JN)

O Tribunal Administrativo de Lisboa admitiu "liminarmente" a providência cautelar, com efeitos suspensivos, interposta pelo Sindicato Independente e Democrático dos Professores (Sindep), que apontava irregularidades cometidas pelo Ministério da Educação no âmbito da avaliação dos professores. A tutela tem 10 dias para contestar a decisão, que poderá mesmo congelar todo o processo.
(artigo completo)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Mais uma pérola...

Composição e modo de funcionamento do conselho científico para a avaliação de professores
6 de Fev de 2008
O decreto regulamentar que define a composição e o modo de funcionamento do conselho científico para a avaliação de professores (CCAP) foi publicado no Diário da República.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"Yes We Can" - Black Eyed Peas / Barack Obama



MAIS MÚSICA DESTA, VOTO POR
Sou do tempo em que os carros americanos se chamavam Studebaker, Nash e Packard. Mas quando comecei a andar pelas auto-estradas americanas, em 1990, já se juntavam saudosistas nas estações de serviço ao aparecer uma dessas marcas. Os Toyotas, apesar do patriotismo, já convenciam até os produtores de batatas do Idaho. Definhando a General Motors, uma única América olhava de cima o resto do mundo: a dos espectáculos. E continua. Vejam o vídeo de apoio a Obama pelo grupo de hip hop Black Eyed Peas (já está no YouTube). Obama fala e, sobre o seu discurso, numa montagem extraordinária, vários artistas (a bela Scarlett , o cantor John Legend...) cantam a litania: "Sim, nós podemos." Não sei o que vai dar a votação de hoje. Mas que estas primárias já deram uma obra- -prima, deram. Vão dizer-me: políticos a darem-nos música é o que mais há. Desta qualidade, não. A mim impressionou-me. Mas, também é verdade, ando carente de políticos preocupados com a estética.
Ferreira Fernandes
http://dn.sapo.pt/2008/02/05/opiniao/mais_musica_desta_voto_por.html