domingo, 30 de março de 2008

Percebes... Understands?

Na véspera do arranque do 3º período não há nada como treinar o meu inglês para as aulas que se aproximam... só espero que os nossos meninos da turma CEF ficam a saber um pouco mais do que o básico “understands”?
Bem-hajas, Margarida.


terça-feira, 18 de março de 2008

Reflexões...

O PP envia-me destas "pérolas" e numa altura destas nada pode/deve ser desperdiçado...

“Faça-o aprender que nem todos os Homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas, por favor, diga-lhe que por cada vilão há um herói, que por cada egoísta há também um lider dedicado, ensine-lhe que por cada inimigo haverá também um amigo.

Levará tempo, eu sei, mas ensine-lhe que uma moeda ganha valerá muito mais do que cinco moedas encontradas, ensine-o a perder, mas também a saber gozar a vitória, guiando-o para longe da inveja. Ensine-o o segredo do riso silencioso… faça-o maravilhar-se com os livros, mas dê-lhe também tempo para perder-se com o eterno mistério dos pássaros do céu, as flores do campo, os montes e os vales.

Ensine-o que na Escola, tal como na vida, é de longe mais honrado falhar tentando do que conseguir enganando. Ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos. (…) Ensine-o a ser gentil com as pessoas gentis e assertivo com os de moral enviesada.

Tente dar-lhe forças para não seguir a multidão quando esta segue cegamente uma ideia. Ensine-o a ouvir todos mas ensine-o também a filtrar tudo o que ouve através da peneira da verdade e apenas aceitar o que de sincero passa.

Ensine-o, se conseguir, a sorrir na tristeza, mas também ensine-o que não há vergonha nas lágrimas. Ensine-o a ignorar os cínicos e estar atento a amabilidade excessiva. Ensine-o a vender o seu saber à melhor oferta, mas ensine-o também a nunca vender o seu coração e alma.

Ensine-o a fechar os ouvidos à multidão ululante e a manter-se firme nas suas convicções mais puras. Trate-o de forma gentil, mas não o mime, pois só o verdadeiro fogo ajuda a fazer o aço mais duro.

Deixe-o ter a coragem para ser impaciente e a paciência para ser corajoso. Ensine-o a ter sempre a sublime fé na humanidade.“


quarta-feira, 12 de março de 2008

Nuno Crato é um dos premiados do European Science Awards

O matemático e divulgador científico Nuno Crato foi hoje distinguido com um dos European Science Awards na área da comunicação da ciência, atribuídos pela Comissão Europeia, em Bruxelas. (...)
É a primeira vez que um português é distinguido neste galardão, criado em 2004 (então chamado Prémio Descartes para a Comunicação da Ciência), edição em que venceu o famoso naturalista e apresentador britânico de documentários David Attenborough. (...)
Na descrição do estilo adoptado na divulgação científica, o júri chamou-lhe a “abordagem Crato”, com uma “escrita fácil de ler, mas informativa e cientificamente sólida”.
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1322359&idCanal=13

Grupo decisivo...

.

sexta-feira, 7 de março de 2008

PSP recolhe dados junto das escolas

Polícia quer saber quantos professores vão participar na manifestação de sábado

Dois agentes da PSP de Ourém foram esta quinta-feira a duas escolas de Ourém para saber quantos professores vão participar na manifestação de sábado, em Lisboa. Situação criticada pelos sindicatos, mas que o Governo Civil de Santarém disse ter partido da Direcção Nacional da PSP, que a confirmou em comunicado, explicando os objectivos.

A Direcção Nacional da PSP garantiu que a "recolha de dados" junto das escolas, a propósito da manifestação de professores de sábado em Lisboa, visava "somente" facilitar a circulação de pessoas e viaturas.

"Tendo em conta a realização da manifestação de professores e educadores a ter lugar em Lisboa, dia 8 de Março, e dada a necessidade de garantir a segurança das pessoas, o fluxo de trânsito, bem como garantir que o direito de manifestação decorresse de harmonia com o constitucionalmente estabelecido, foi solicitado a todos os Comandos da PSP para que obtivessem dados relacionados com o número estimado de pessoas a deslocar-se à cidade de Lisboa, o número de autocarros envolvidos no seu transporte e horários previstos de chegada", refere o comunicado da PSP.

Liberdade de circulação de pessoas e viaturas

A recolha de dados destinava-se apenas e somente a garantir a segurança dos manifestantes e, na medida do possível, facilitar a liberdade de circulação de pessoas e viaturas nas artérias da concentração e durante o desfile da manifestação", acrescenta a Direcção Nacional da PSP.

"Eles (os dois agentes) apresentaram-se na escola para saber qual era a previsão de pessoas que iriam à manifestação nacional", disse uma fonte do Conselho Executivo da Escola Secundária de Ourém.

Agentes à civil fazem recolha de dados
"Fiquei bastante surpresa, mas os agentes (que se apresentaram à civil) alegaram que tinham ordens superiores e que tinha a ver com a concentração de trânsito em Lisboa",
acrescentou a mesma fonte.

Fonte da Escola Básica 2,3 D. Afonso IV também confirmou a presença dos agentes à paisana, afirmando que estes quiseram saber os "valores percentuais" de professores que iriam à manifestação.

Publicação: 06-03-2008 23:36 - Última actualização: 07-03-2008 08:47 (SIC online)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/080306_pspescolasmanif.htm

quinta-feira, 6 de março de 2008