terça-feira, 23 de setembro de 2008

RANKINGS E XANAX

Esta semana evite a companhia de professores. Falar com qualquer um deles pode deixá-lo em mau estado. Vivem, nos dias que correm, em depressão colectiva. A sucessão de reformas, contra-reformas e contra-contra-reformas, a destruição do que se foi fazendo de bom - do ensino especial ao ensino artístico -, a incompetência desta equipa ministerial e o linchamento público de uma classe inteira tem os resultados à vista: as aulas recomeçam com professores tão motivados como um vegetariano perante um bife na pedra.
Sabem que os espera apenas uma novidade: a avaliação do seu desempenho. E é, ao que parece, tudo o que interessa a toda a gente: a avaliação dos professores, a avaliação dos alunos, a avaliação das escolas, a avaliação do sistema educativo português.
Tenho uma coisa um pouco fora do comum para dizer sobre o assunto: a escola serve para ensinar e aprender. Se isto falha, os exames, as avaliações e os "rankings" são irrelevantes. Talvez não fosse má ideia, enquanto se avaliam os professores, dar-lhes tempo para eles fazerem aquilo para que lhes pagamos em vez de os soterrar em burocracia. Enquanto se exigem mais e mais exames, garantir que os miúdos aprendem com algum gosto qualquer coisa entre cada um deles.
Enquanto se fazem "rankings", conseguir que a escola seja um lugar de onde não se quer fugir. E enquanto se culpam os professores pelo atraso cultural do país, perder um segundo a ouvir o que eles têm para dizer. Agora que já os deixámos agarrados ao Xanax, acham que é possível gastar algumas energias a dar-lhes razões para gostarem do que fazem? Se não for por melhor razão, só para desanuviar o ambiente nos edifícios onde os nossos filhos passam uma boa parte do dia.

Daniel Oliveira
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/403360

terça-feira, 16 de setembro de 2008

funny stuff

Vá lá... estamos a precisar de animação...

If you agree with at least ten of the following, you are a real teacher. 1.You believe the staff room should be equipped with a Valium salt lick. 2.You find humor in other people's stupidity. 3.You want to slap the next person who says, "Must be nice to work 8 to 3 and have summers free." 4.You believe chocolate is a food group. 5.You can tell it's a full moon without ever looking outside. 6.You believe "shallow gene pool" should have its own box on the report card. 7.You believe that unspeakable evil will befall you if anyone says, "Boy, the kids are sure mellow today." 8.When out in public, you feel the urge to snap your fingers at a child. 9.You have no time for a life from August through June. 10.Putting all "A's" on a report card would make your life SO much easier. 11.When you mention vegetables, you are not talking about food. 12.You think people should be required to get a government permit before being allowed to reproduce. 13.You believe in the aerial spraying of Prozac. 14.You encourage a parent to check into home schooling. 15.You believe no one should be permitted to reproduce without having taught in a middle school for a least five years. 16.You can't have children because there isn't any name you can hear that wouldn't elevate your blood pressure. 17.You can "sense" gum. 18.You think caffeine should be available to staff in IV form. 19.Meeting a child's parents instantly answers the question, "Why is this kid like that?"
.

domingo, 14 de setembro de 2008

Caloirada 2008

Já está disponível a consulta das candidaturas ao ensino superior.
Parabéns aos colocados:

http://www.dges.mctes.pt/coloc/2008/

Boa sorte para os candidatos à 2ª fase. Não se esqueçam que começa amanhã (e durante toda a semana)!

Avaliação 2008/2009

.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Reentré (2008/2009)

"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo, e que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
Fernando Pessoa