sexta-feira, 7 de março de 2008

PSP recolhe dados junto das escolas

Polícia quer saber quantos professores vão participar na manifestação de sábado

Dois agentes da PSP de Ourém foram esta quinta-feira a duas escolas de Ourém para saber quantos professores vão participar na manifestação de sábado, em Lisboa. Situação criticada pelos sindicatos, mas que o Governo Civil de Santarém disse ter partido da Direcção Nacional da PSP, que a confirmou em comunicado, explicando os objectivos.

A Direcção Nacional da PSP garantiu que a "recolha de dados" junto das escolas, a propósito da manifestação de professores de sábado em Lisboa, visava "somente" facilitar a circulação de pessoas e viaturas.

"Tendo em conta a realização da manifestação de professores e educadores a ter lugar em Lisboa, dia 8 de Março, e dada a necessidade de garantir a segurança das pessoas, o fluxo de trânsito, bem como garantir que o direito de manifestação decorresse de harmonia com o constitucionalmente estabelecido, foi solicitado a todos os Comandos da PSP para que obtivessem dados relacionados com o número estimado de pessoas a deslocar-se à cidade de Lisboa, o número de autocarros envolvidos no seu transporte e horários previstos de chegada", refere o comunicado da PSP.

Liberdade de circulação de pessoas e viaturas

A recolha de dados destinava-se apenas e somente a garantir a segurança dos manifestantes e, na medida do possível, facilitar a liberdade de circulação de pessoas e viaturas nas artérias da concentração e durante o desfile da manifestação", acrescenta a Direcção Nacional da PSP.

"Eles (os dois agentes) apresentaram-se na escola para saber qual era a previsão de pessoas que iriam à manifestação nacional", disse uma fonte do Conselho Executivo da Escola Secundária de Ourém.

Agentes à civil fazem recolha de dados
"Fiquei bastante surpresa, mas os agentes (que se apresentaram à civil) alegaram que tinham ordens superiores e que tinha a ver com a concentração de trânsito em Lisboa",
acrescentou a mesma fonte.

Fonte da Escola Básica 2,3 D. Afonso IV também confirmou a presença dos agentes à paisana, afirmando que estes quiseram saber os "valores percentuais" de professores que iriam à manifestação.

Publicação: 06-03-2008 23:36 - Última actualização: 07-03-2008 08:47 (SIC online)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/080306_pspescolasmanif.htm

Sem comentários: