segunda-feira, 23 de julho de 2007

Ministra apresenta Plano Tecnológico - versão ME

O Plano Tecnológico da Educação pode resumir-se em duas palavras: modernizar e melhorar. Escola pública como plataforma de acesso universal à informação e ao conhecimento.
O que hoje se anuncia é a abertura de concursos ou de procedimentos administrativos para a aquisição por parte do Ministério da Educação de um conjunto vasto de equipamentos, conteúdos e serviços tecnológicos para dotar as escolas de meios mais modernos para o ensino e para a sua organização.
O plano tecnológico da educação pode resumir-se em duas palavras: modernizar e melhorar.
Modernizar e melhorar a escola, as práticas de ensino e os resultados escolares dos alunos.
Os alvos deste plano são portanto as escolas, os professores e os alunos.
Os objectivos são modernizar a escola e as condições de ensino, melhorar as práticas de ensino e os resultados escolares dos alunos. (...)
Este programa de modernização e melhoria da escola e das práticas de ensino, que abrange todas as escolas permitirá diminuir a desigualdade entre as nossas escolas, elevando o seu nível médio de qualidade, isto é, nivelando por cima.
A qualidade do ensino e dos equipamentos é essencial.
Diria que a qualidade é a primeira condição para que a escola pública seja efectivamente uma plataforma de acesso universal a recursos de informação e de conhecimento, para que contribua efectivamente para mitigar as desigualdades sociais e económicas dos alunos e, sobretudo, para mitigar os efeitos destas desigualdades nos resultados escolares dos alunos. (...)
Discurso da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, na apresentação do Plano Tecnológico da Educação
23 de Jul de 2007

http://www.min-edu.pt/np3/921.html

Sem comentários: